Edital

        Atualmente quando olha-se algum mapa do continente americano, especialmente a região da América do Sul, pode-se observar vários países com um território relativamente pequeno e que têm o espanhol como idioma oficial. Entretanto há um país, o qual faz fronteira com quase todos os outros pequenos países, com uma extensa dimensão territorial e com o português como idioma oficial: o Brasil. Essa comparação pode gerar perguntas sobre as origens históricas e o motivo da organização territorial da parte sul do continente americano ter se organizado dessa forma.
        Portugal e Espanha foram os colonizadores da região e acordos de demarcação de terras foram feitos para delimitar até onde determinado país poderia agir. Esse fatos explica, de forma básica, como e até onde determinado idioma se disseminou. Contudo, como explicar o tamanho do território brasileiro em comparação as outras nações?
        No início o século XVIII, na Europa, Napoleão Bonaparte usava seu poder militar para invadir vários países, o que já havia acontecido na Espanha, e estava prestes a acontecer em Portugal também. Para fugir do Império Napoleônico, a Família Real portuguesa e sua corte fogem para sua colônia mais rica, o Brasil. Já na invasão espanhola, não houve fuga, O rei espanhol é tirado do poder e em seu lugar, Napoleão coloca seu irmão, o qual passa a governar todo o reino espanhol, inclusive suas colônias.
        A análise deste fato permite comparar como o controle a metrópole era exercido sobre a colônia: o caso espanhol, com a troca repentina de poder, houve inúmeras lutas de independência que obtiveram êxito e conseguiram a formação de vários países. O poder de controle espanhol não foi suficiente para impedir as revoltas. Já no caso português, a repressão as revoltas, que também aconteceram tanto no período da pré-independência como no pós-independência, foi muito grande. A Família Real portuguesa, a qual posteriormente se tornou a Família Imperial brasileira, estava muito próxima dessas revoltas, elas governavam no próprio país, por isso a sua força para acabar com as revoltas era muito maior. Exércitos eram mandados para impedir que as regiões onde havia revoltas se tornassem independentes.
        Juntamente com esse controle através do poder militar, a escravidão também foi muito importante para manter a unidade territorial brasileira, já que em todo país a mão de obra escrava, vinda da África, era utilizada.

0 comentários:

Postar um comentário