quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Independência do Suriname

        Suriname, país ao norte da América do Sul, era habitado por índios aruaques, tupis e caraíbas até a chegada dos espanhóis no século XVI e depois houve a ocupação pelos ingleses em meados do século XVII. 
         No ano de 1667 a Inglaterra cedeu o território à Holanda que realizava o plantio de cana-de-açúcar e, mais tarde café, onde utilizavam a mão de obra escrava, a qual teve que ser substituída em 1863 devido ao fim da escravidão. Com isso a mão de obra passou a ser de imigrantes indianos, indonésios e chineses. Houve muitos conflitos entre as diversas etnias. 
         Em 1975, o país se tornou independente quando trocou o nome de Guiana Holandesa para Suriname. Cinco anos depois, entretanto, o governo civil foi substituído por um regime militar que declarou o país como a República Socialista, onde os militares criaram uma ferramenta de nomeação de governos que se sucederam no controle do país até 1987, quando a pressão internacional finalmente forçou uma eleição democrática. 
     Três anos depois, em 1990, sob o comando do General Desi Bourtese, novamente os militares derrubaram o governo civil. Desta vez, contudo, o domínio durou apenas um ano, até 1991.

0 comentários:

Postar um comentário