terça-feira, 8 de outubro de 2013

Independência do Equador


        O território do atual Equador primeiramente foi dominado pelo império Inca, posteriormente, com a chegada dos espanhóis, o poder foi mudando de mãos para as grandes famílias espanholas. Desde o século o final do século XV até o final do século XVIII não houve lutas significativas para a independência da região. Entretanto em 1808 a Espanha estava sob controle de Napoleão Bonaparte, o qual colocou seu irmão no poder desse reino. Com isso, muitas regiões da América Latina iniciaram suas revoltas e guerras por independência. 
     Ocorreram várias tentativas de vencer o exército espanhol e então em 1822 (mesmo ano de independência do Brasil), o general Antônio José de Sulcre, enviado por Símon Bolívar, conseguiu vencer as tropas da metrópole e se separar da Espanha. Contudo o país passou a integrar a Federação Grã- Colômbia, juntamente com a Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá que é comandada por Símon Bolívar, o qual tem o sonho de formar um único Estado na América Latina (diferente do que se vê hoje em dia: varias nações independentes.) 
      Após essa primeira fase de independência, em maio de 1830 o Equador torna-se completamente independente e estabelece as suas fronteiras atuais.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. dlbmsnkhbndkbnkdgnbdnfgjnjfgnfjngçkçfngdnkbfngkjnbdfnglbfndkljbndfbnlçlkjhçlkjhçlkjhçlkjhçlkjhlç çlkjhj çlkjh çlkjh çlkjh çlkjh çlkjh çlkjh çlkjh çlkhj

      Excluir
    2. Gcxtgcsdvhiolmbcxzsrhgv bbuhv ygvgu vuvfy. Yvg6gfv yucy6

      Excluir